Santa Catarina continua liderando a valorização imobiliária no Brasil em 2024. O Índice FipeZAP de venda residencial, que analisa o preço médio de apartamentos prontos em 50 cidades brasileiras, registrou quatro municípios catarinenses entre os cinco com o metro quadrado mais caro do País no primeiro trimestre do ano.
O que mais você precisa saber a respeito?
- o resultado da valorização de imóveis acumulada em Santa Catarina;
- o desempenho de cada cidade catarinense no Índice FipeZAP;
- o preço médio do metro quadrado residencial no Estado;
- a cidade de SC que superou São Paulo na lista.
Acompanhe agora a evolução do mercado imobiliário catarinense com os dados em destaque no Negócios SC.
Cidades de SC têm a maior valorização de imóveis no Brasil
O Índice FipeZAP é elaborado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) em parceria com o portal ZAP Imóveis. Todos os meses, o indicador reflete a evolução do preço de venda dos imóveis residenciais nas 50 cidades brasileiras analisadas, incluindo sete catarinenses. São elas: Balneário Camboriú, Blumenau, Florianópolis, Itajaí, Itapema, Joinville e São José.
Os resultados de março trazem um cenário já bastante familiar para Santa Catarina. A valorização de imóveis no Estado superou — e com ampla margem — a média brasileira no acumulado de 12 meses.
Entre abril de 2023 e março de 2024, a variação nacional do mercado imobiliário foi de +5,54%. Portanto, já acima da inflação acumulada no período, de +4,13%, de acordo com o IBGE.
Nesse mesmo período, todas as sete cidades de Santa Catarina tiveram uma valorização maior:
- Balneário Camboriú: +6,98%
- Blumenau: +12,37%
- Florianópolis: +11,12%
- Itajaí: +12,15%
- Itapema: +15,81%
- Joinville: +9,17%
- São José: +17,94%
Balneário Camboriú, que ainda lidera no quesito preço médio do metro quadrado, tem registrado uma valorização mais lenta em 2024. No primeiro trimestre, a variação foi de +0,64%, abaixo da média brasileira de +1,5%.
Já Blumenau disparou nesse aspecto, com crescimento de 4,46% nos três primeiros meses do ano. É a segunda cidade com a maior valorização imobiliária no Brasil em 2024 até então, atrás apenas de São José dos Campos, no estado de São Paulo, com alta de 6,39%.
Outro destaque catarinense é São José. O município da Grande Florianópolis variou +2,95% no primeiro trimestre de 2024 e +17,94% no acumulado de 12 meses, mantendo-se na liderança da valorização de imóveis no Brasil.